Sustentabilidade: Sede da Rio Port em Rio Preto agora possui sistema de geração de energia solar

Apesar de ser uma das fontes de energia mais sustentáveis do mundo, por ser renovável e inesgotável, a produção de energia solar no Brasil ainda está muito aquém do potencial que nosso país possui. De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), órgão do Governo responsável por realizar estudos sobre o setor energético, atualmente apenas 0,6% de toda matriz energética no Brasil provém da energia solar.

A energia solar pode e deve trazer inúmeros benefícios, tanto do ponto de vista financeiro, quanto ambiental. Com a utilização desta fonte, é possível diminuir o consumo de energia termelétrica, por exemplo. Casas e/ou empreendimentos que possuem energia solar fotovoltaica instalada, podem gerar sua própria energia e não mais depender das geradoras e distribuidoras do país .

Além disso, como bem explicado no portal do Sebrae, diferente dos combustíveis fósseis, o processo de geração de energia elétrica a partir da energia solar não emite dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2) – todos gases poluentes com efeitos nocivos à saúde humana e que contribuem para o aquecimento global. Por isso a energia solar é conhecida como fonte limpa.

Esses argumentos foram suficientes para convencer a Rio Port a realizar o investimento em sua sede e começar a gerar sua própria energia.

A instalação foi concluída em dezembro e hoje a Rio Port já produz toda a energia que consome. Além disso, o excedente é devolvido à rede elétrica, contribuindo para a redução da geração de energia de fontes não sustentáveis.

Márcio Marcassa Jr, Diretor da Rio Port, aponta que tal iniciativa, além de contribuir com o meio ambiente, representa economia a longo prazo, já que em cerca de 36 meses, a economia com a energia gerada será superior ao valor investido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *